Como vimos em postagens anteriores a Liderança consiste na capacidade de influenciar pessoas, onde estas são capazes de realizar ações visando o cumprimento dos objetivos propostos de modo voluntário e motivado, ou seja, seu comportamento dentro dos itens de pensar, sentir e agir parte do princípio de que compõem uma equipe, e que realizam o trabalho porque gostam e não porque tem que realizar.
A gestão escolar consiste em um processo de gerir e coordenar pessoas visando sempre a aprendizagem significativa do aluno e só será possível mediante a participação de todos, com a mobilização de todo o contexto social.
Liderança e gestão se complementam, pois não é possível gerir sem exercer a liderança. A gestão supera o mecanicismo da administração, quando o importante dentro desse processo consiste na mobilização das pessoas para promover inovação e qualidade do trabalho em equipe.
Podemos inferir diversas diferenças entre managers (chefes) e líderes, como por exemplo: Enquanto os chefes apenas administram, fazem as coisas apenas por fazer, reproduzem e imitam sem inovar e trabalham sempre com os mesmos padrões, os líderes veem este processo de maneira diferente, estes realizam gestão focando sempre as pessoas, desenvolvem métodos novos, trabalham com a diversidade para promover a inovação.
Contudo, cabe o questionamento: Na realidade atual em que estamos inseridos, a gestão dentro da escola desenvolvem este processo de gerir de maneira eficaz?
Na verdade o que podemos observar é que na maioria das escolas, a gestão consiste em um processo fechado, onde a organização é administrativa, ou seja, cada um desenvolve sua função de maneira isolada, sem interação das partes que compõe este todo.
No entanto para que este processo de gestão ocorra de maneira eficaz, se faz necessário que a equipe trabalhe em ações conjuntas, motivando e inspirando as pessoas dentro da comunidade para o envolvimento neste processo e assim atinga a aprendizagem do aluno e sua formação de maneira qualitativa e significativa. O gestor como líder de todo este processo deve ser uma pessoa com atitude, habilidosa, que aproveite os desafios para criar e inovar e principalmente que trabalhe com amor e comprometimento.
https://youtu.be/aZJGf64qsrk (Link do vídeo)
Este vídeo retrata as principais diferenças entre chefes e líderes.
Referência : Texto " A Gestão escolar como prática de liderança. " de Heloísa Luck.
Parabéns pela explanação Vanessa!
ResponderExcluirObrigada Professora.
Excluir