Pular para o conteúdo principal

Gestão Escolar - Conceito e perfil do profissional

                                                     
      Nas aulas de Gestão Educacional desta semana ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos os artigos 205 ao 214 da Constituição Federal de 1988 com algumas Emendas Constitucionais, Capitulo III da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I da Educação, com destaque para o artigo 205 que diz que a educação se constitui um direito de todos e dever tanto do Estado quanto da família em colaboração com a sociedade e visa o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

      Analizando tais questões em relação a educação atual do país, percebe-se que em suma o pleno desenvolvimento do educando não ocorre, devido a vários fatores que se correlacionam e contribuem para o cenário dos dias atuais. Seria por conta do governo? Da família? Dos docentes? Dos educandos? Acredito que todos possuem uma relação, seja o governo que não investe corretamente na educação, ou a família que vê na escola a obrigação de educar as crianças, ou docentes desmotivados com salas superlotadas entre outras diversas questões.
     Também foi abordado em sala de aula o texto " A evolução da Gestão Educacional: Uma mudança paradigmática" de Heloísa Luck, onde diz que a gestão educacional é a base fundamental para a organização significativa de sistemas de ensino e corresponde ao processo de gerir a dinâmica de tal sistema superando a fragmentação. A gestão refere-se ao sistema de ensino como um todo, e demandam ação conjunta e participativa de todos gerando um trabalho interativo desenvolvido em equipe, pois como diz KOSIK " A realidade social é construída socialmente".  Neste contexto a pratica social como enfoque da ação organizadora do ensino ocorre tanto em âmbito macro (sistema) como micro (escola) e na interação de ambos. 

                                                    https://youtu.be/jCR0BE70DhI (link do vídeo)

     Para gerir é necessário ter competência (conhecimentos, habilidades e atitude) e liderança ( capacidade de influenciar pessoas), porém essa gestão será bem sucedida se for trabalhada em equipe como foi dito anteriormente.

Referências:  Artigos 205 ao 214 da Constituição Federal de 1988, Capitulo III da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I da Educação; Texto  " A evolução da Gestão Educacional: Uma mudança paradigmática" de Heloísa Luck.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão Educacional - Trabalho em equipe

                               Nas aulas de gestão educacional desta semana ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos o texto " A construção da concepção de gestão" de Heloísa Luck, onde vimos e discutimos várias questões para a  compreensão de gestão no âmbito escolar.        A gestão escolar não deve ser vista de maneira fragmentada onde as unidades atuam isoladamente, não considerando o todo em que fazem parte, e assim a partir da falta de linguagem comum gerando uma gestão desarticulada e sem sentido. Tal fragmentação também esta associada  na distribuição de papéis e funções no âmbito educacional, onde a responsabilidade e a culpa é sempre do outro. No entanto vale ressaltar que todos dentro desse sistema são atores e peças fundamentais para processo de gerir a dinâmica de ensino, ou seja, todos são responsáveis de igual modo pelo fracasso ou suce...

Projeto Político-Pedagógico

                                                  Nas aulas de Gestão Educacional desta semana, ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos o texto "Projeto Político-Pedagógico: Da construção à implementação" das autoras Maria auxiliadora Monteiro de Oliveira, Maria Inês Salgado de Souza e Maria Gisèlle Marques Bahia.    Compreendi que o Projeto é que confere consistência, amplitude e sentido à prática pedagógica, pois é por meio dele que se organiza todo o processo de trabalho na escola. Cada escola deve ter um Projeto  que parte da concepção de educação, baseado em sua realidade e nos sujeitos, buscando um compromisso com a qualidade para assim se articular as práticas para o desenvolvimento dos objetivos.      Alguns princípios norteadores do Projeto são: Autoridade:  É um valor que deve estar centrada na co...

O líder na Gestão Escolar

     Nas aulas de Gestão Educacional desta semana, ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos o texto "A Gestão Escolar como prática de liderança".      Como vimos em postagens anteriores a Liderança consiste na capacidade de influenciar pessoas, onde estas são capazes de realizar ações visando o cumprimento dos objetivos propostos de modo voluntário e motivado, ou seja, seu comportamento dentro dos itens de pensar, sentir e agir parte do princípio de que compõem uma equipe, e que realizam o trabalho porque gostam e não porque tem que realizar.      A gestão escolar consiste em um processo de gerir e coordenar pessoas visando sempre a aprendizagem significativa do aluno e só será possível mediante a participação de todos, com a mobilização de todo o contexto social.      Liderança e gestão se complementam, pois não é possível gerir sem exercer a liderança. A gestão supera o mecanicismo da administração, quand...