
Nas aulas de gestão educacional desta semana ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos o texto " A construção da concepção de gestão" de Heloísa Luck, onde vimos e discutimos várias questões para a compreensão de gestão no âmbito escolar.
A gestão escolar não deve ser vista de maneira fragmentada onde as unidades atuam isoladamente, não considerando o todo em que fazem parte, e assim a partir da falta de linguagem comum gerando uma gestão desarticulada e sem sentido. Tal fragmentação também esta associada na distribuição de papéis e funções no âmbito educacional, onde a responsabilidade e a culpa é sempre do outro. No entanto vale ressaltar que todos dentro desse sistema são atores e peças fundamentais para processo de gerir a dinâmica de ensino, ou seja, todos são responsáveis de igual modo pelo fracasso ou sucesso dos resultados obtidos.
A descentralização da autoridade está vinculada com a valorização de todas as pessoas e órgãos envolvidos nesse sistema, analisando as especificidades de cada instituição, pois a realidade educacional não pode ser analisada somente em um âmbito central, porém, todos devem trabalhar em ações necessárias para que haja mudanças significativas.
É importante destacar que a educação não se constitui em um processo pronto e acabado, porém, é longo e contínuo, onde a visão do conjunto se faz necessário para resolver problemas globais e não apenas buscar solucionar momentaneamente questões isoladas, ou seja "apagar incêndios¨.
Portanto, concluo salientando que a quebra de paradigma da gestão escolar, consiste na superação da visão burocrática e hierarquizada para a coordenação e horizontalização, visando a contribuição de todos para a realização dos objetivos educacionais, pois como afirma OSÓRIO " o conjunto é maior do que a soma das partes".
https://youtu.be/yEJ5kdqeGPk (link do vídeo)
Neste vídeo retrata a liderança (capacidade de influenciar pessoas), e a importância do trabalho em equipe para a resolução de problemas.
Referencias: Texto " A construção da concepção de gestão" de Heloisa Luck.
Parabéns pela capacidade de fazer as associações pertinentes.
ResponderExcluirObrigada.
Excluir