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Liderança em seus diversos aspectos

   
  Também foi abordado em sala o texto "A explicitação do significado de liderança" de Heloísa Luck. Liderança se constitui em uma capacidade que pode se desenvolver, a pessoa se torna Líder ao exercer influência sobre outras pessoas, pois como afirma Luck, Freitas, Girling e Keith liderança é descrita como sendo "um conjunto de fatores associados, como, por exemplo, a dedicação, a visão, os valores, o entusiasmo, a competência e a integridade expressos por uma pessoa que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingir objetivos e metas coletivas e se traduz na capacidade de influenciar positivamente os grupos e inspirá-los a se unirem em  ações comuns coordenadas".
     Vimos que há vários tipos de liderança,  dentre as quais estão:

     A liderança transformacional: consiste na liderança orientada por valores e confiança onde todos possui uma visão transformadora dentro da organização, ou seja, visando uma mudança no modo de ser e de fazer das organizações, criando um novo   estágio de consciência e tendo como base as forças internas da equipe de gestão.

      A liderança transacional: é aquela voltada para as interações das pessoas e do relacionamento  mantido por elas, onde a partir desta interação é possível atingir os objetivos com melhores condições, pois a educação é um processo de relacionamento interpessoal. Essa liderança visa a interação de todas as pessoas participantes da comunidade escolar mobilizando para a troca de experiências e ideias para que assim todos aprendam em conjunto e quanto maior o número de pessoas mobilizadas  maior será o sucesso dessa liderança, porém deve-se ter relações com qualidade, interações positivas visando o desenvolvimento dos objetivos a serem alcançados.

      A liderança compartilhada ou distribuída: consiste no compartilhamento de ideias entre todos os participantes da comunidade escolar onde cada um tem a liberdade para agir e criar a fim de realizar  um trabalho bem desenvolvidos.

      A coliderança: é exercida entre os profissionais da equipe de gestão como por exemplo diretores e coordenadores pedagógicos onde estes exercem a responsabilidade pela liderança geral da escola visando o desenvolvimento dos objetivos propostos.             Nesta as  responsabilidades e funções se sobrepõe uma sobre a outra.

      A liderança educativa: é voltada para a formação de organização de aprendizagem e é fundamental na orientação de organizações que aprendem. Esta se expressa em três expressões: modelagem, monitoramento e diálogo, onde o principal responsável por ela é o docente.

     E por último a liderança integradora ou liderança holística onde para liderar leva-se em consideração todos os aspectos da realidade para se ter um desenvolvimento global e equilibrado. O trabalho dentro desta liderança se constitui em um processo sociocultural, em uma dinâmica de inter-relação entre todo o conjunto da comunidade escolar.

Referência: Texto "A explicitação do trabalho de liderança. " de Heloísa Luck

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