Pular para o conteúdo principal

Novo público escolar: Defasagem ou diversidade cultural

                                       Resultado de imagem para fracasso escolar
         Nas aulas de Gestão Educacional desta semana, ministrada pela docente Renata Cenedesi, foram criados grupos para a discussão do texto ¨Gestão e organização do trabalho escolar: novos tempos e espaços de aprendizagem¨.   No meu grupo (2) trabalhamos o tema:¨ Novo público escolar: Defasagem ou diversidade cultural¨ da página 76 à 80.
     Atualmente a maioria das  crianças estão na escola no ensino fundamental devido a universalização recente, porém isso não significa a permanência e o acesso ao conhecimento das mesmas, gerando muitas vezes a repetência, a evasão e a dificuldade de aprendizagem. 
     Os professores foram preparados para lidar com alunos idealizados, e não com os com as diferenças de culturas, hábitos, saberes e condições econômicas que muitas vezes geram o fracasso escolar. 
    Educar no entanto significa dialogar com os saberes advindos da experiência, das relações e vivencias, que os alunos já detém e valorizar o conhecimento dos mesmos para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, pois se  o docente menosprezar tais saberes e o ensino for apenas em torno de passar informações prontas para o educando, haverá uma educação ¨bancária¨, onde o aluno não desenvolve sua autonomia e o ensino se torna precário. 
      Contudo se faz necessário a readaptação dos conteúdos em relação a idade social, cultural e cognitiva dos educandos, pois cultura não é algo pronto e acabado, porém, existem culturas com valores distintos, onde a gestão democrática deve ter um olhar voltado para a valorização de tais questões, vendo os alunos como sujeitos socioculturais. 
    Portanto, o respeito, o reconhecimento e troca devem fazer parte do cotidiano da escola, para que seje um ambiente inclusivo e sociocultural e para tanto é necessário haver atividades voltadas para a integração de toda a comunidade escolar (família, alunos, docentes, etc.).

Referência: Texto:¨Gestão e organização do trabalho escolar: novos tempos e espaços de aprendizagem¨ de Antônia Vitória Soares Aranha.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão Educacional - Trabalho em equipe

                               Nas aulas de gestão educacional desta semana ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos o texto " A construção da concepção de gestão" de Heloísa Luck, onde vimos e discutimos várias questões para a  compreensão de gestão no âmbito escolar.        A gestão escolar não deve ser vista de maneira fragmentada onde as unidades atuam isoladamente, não considerando o todo em que fazem parte, e assim a partir da falta de linguagem comum gerando uma gestão desarticulada e sem sentido. Tal fragmentação também esta associada  na distribuição de papéis e funções no âmbito educacional, onde a responsabilidade e a culpa é sempre do outro. No entanto vale ressaltar que todos dentro desse sistema são atores e peças fundamentais para processo de gerir a dinâmica de ensino, ou seja, todos são responsáveis de igual modo pelo fracasso ou suce...

Projeto Político-Pedagógico

                                                  Nas aulas de Gestão Educacional desta semana, ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos o texto "Projeto Político-Pedagógico: Da construção à implementação" das autoras Maria auxiliadora Monteiro de Oliveira, Maria Inês Salgado de Souza e Maria Gisèlle Marques Bahia.    Compreendi que o Projeto é que confere consistência, amplitude e sentido à prática pedagógica, pois é por meio dele que se organiza todo o processo de trabalho na escola. Cada escola deve ter um Projeto  que parte da concepção de educação, baseado em sua realidade e nos sujeitos, buscando um compromisso com a qualidade para assim se articular as práticas para o desenvolvimento dos objetivos.      Alguns princípios norteadores do Projeto são: Autoridade:  É um valor que deve estar centrada na co...

O líder na Gestão Escolar

     Nas aulas de Gestão Educacional desta semana, ministrada pela docente Renata Cenedesi, abordamos o texto "A Gestão Escolar como prática de liderança".      Como vimos em postagens anteriores a Liderança consiste na capacidade de influenciar pessoas, onde estas são capazes de realizar ações visando o cumprimento dos objetivos propostos de modo voluntário e motivado, ou seja, seu comportamento dentro dos itens de pensar, sentir e agir parte do princípio de que compõem uma equipe, e que realizam o trabalho porque gostam e não porque tem que realizar.      A gestão escolar consiste em um processo de gerir e coordenar pessoas visando sempre a aprendizagem significativa do aluno e só será possível mediante a participação de todos, com a mobilização de todo o contexto social.      Liderança e gestão se complementam, pois não é possível gerir sem exercer a liderança. A gestão supera o mecanicismo da administração, quand...