
Nas aulas de Gestão Educacional desta semana, ministrada pela docente Renata Cenedesi, foram criados grupos para a discussão do texto ¨Gestão e organização do trabalho escolar: novos tempos e espaços de aprendizagem¨. No meu grupo (2) trabalhamos o tema:¨ Novo público escolar: Defasagem ou diversidade cultural¨ da página 76 à 80.
Atualmente a maioria das crianças estão na escola no ensino fundamental devido a universalização recente, porém isso não significa a permanência e o acesso ao conhecimento das mesmas, gerando muitas vezes a repetência, a evasão e a dificuldade de aprendizagem.
Os professores foram preparados para lidar com alunos idealizados, e não com os com as diferenças de culturas, hábitos, saberes e condições econômicas que muitas vezes geram o fracasso escolar.
Educar no entanto significa dialogar com os saberes advindos da experiência, das relações e vivencias, que os alunos já detém e valorizar o conhecimento dos mesmos para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, pois se o docente menosprezar tais saberes e o ensino for apenas em torno de passar informações prontas para o educando, haverá uma educação ¨bancária¨, onde o aluno não desenvolve sua autonomia e o ensino se torna precário.
Contudo se faz necessário a readaptação dos conteúdos em relação a idade social, cultural e cognitiva dos educandos, pois cultura não é algo pronto e acabado, porém, existem culturas com valores distintos, onde a gestão democrática deve ter um olhar voltado para a valorização de tais questões, vendo os alunos como sujeitos socioculturais.
Portanto, o respeito, o reconhecimento e troca devem fazer parte do cotidiano da escola, para que seje um ambiente inclusivo e sociocultural e para tanto é necessário haver atividades voltadas para a integração de toda a comunidade escolar (família, alunos, docentes, etc.).
Referência: Texto:¨Gestão e organização do trabalho escolar: novos tempos e espaços de aprendizagem¨ de Antônia Vitória Soares Aranha.
Parabéns
ResponderExcluirObrigada.
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